Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

UMA NOVA PROPOSTA EXIGE NOVAS AÇÕES: as formações continuam

            Pensar em ações transformadoras para a educação é se dispor também ao trabalho. Sabemos que para um projeto dar certo, é preciso dedicação de quem o coordena e de quem o recebe. Neste sentido, o projeto UCA em São João da Ponta tem apresentado sinais de progresso. Acreditamos que uma das razões deste otimismo que toma conta de todos os envolvidos é a vontade compartilhada de mudanças. 
        Ao receberem os laptops em setembro, os estudantes das escolas públicas do município foram oportunizados de serem incluídos no mundo tecnológico e na rede mundial (internet). Isto porque foram autorizados a levar seus laptops para casa e terem a internet a sua disposição, já que contam com a internet sem fio e o NAVEGAPARÁ, uma grande conquista para a população. 
       No entanto, o valor desta conquista deve ser encarado com seriedade e todos (pais, alunos, professores, gestores e poder público) precisam assumir a responsabilidade de tal conquista. Dando prosseguimento à formação dos professores, as formadoras Elizabeth Braga e Marinete Rocha estiveram no município entre os dias 25 e 29/10/2010. 
       Desta vez, a intensão da Formação foi discutir o uso da nova ferramenta no ambiente escolar e garantir que a mesma seja utilizada efetivamente na sala de aula. Várias ações foram realizadas neste período, dentre as quais oficinas para utilização de sites educativos, com ênfase para o Portal do Professor, orientações para pesquisas na internet e produção de aulas com uso dos laptops. Além disso, os professores iniciaram seu acesso ao ambiente E-PROINFO e realizaram as primeiras atividades do MÓDULO I. Os momentos foram marcados por trocas de experiências e reflexões sobre a necessidade de acompanhar e orientar os alunos na utilização da nova tecnologia que está em suas mãos.
      Sabemos que apenas viabilizar a Formação dos professores não é o suficiente. Diante da necessidade de esclarecer os pais dos alunos, das escolas que receberam os laptops, sobre o sentido do projeto UCA e seus objetivos, foram realizadas reuniões nas localidades de Vila Nova (EMEF Feliciano Rodrigues e EEI Tia Biá) e Bom Fim (EMEF Tenente Cipriano Chagas), além da Escola Antonia Rosa (Municipal e Estadual), localizada na sede do Município. 
       A intenção da conversa com os pais foi sensibilizá-los do papel que devem assumir no projeto, acompanhando e orientando seus filhos quanto ao uso responsável do equipamento, este voltado para fins educacionais. Assim, buscou-se orientar os pais dos benefícios e dos perigos da internet e caminhos viáveis para o uso correto dos laptops.
       Sabemos que ainda há muito pra se fazer, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo e de que já contagiamos a todos os envolvidos no projeto com o otimismo de educadores que sonham com uma educação melhor para o país.