Pages

quinta-feira, 17 de março de 2011

FORMADORES DO PROJETO UCA SE REÚNEM COM EQUIPE DA UNICAMP E IES LOCAL NA UFPA

No dia 19/10/2011, após visita realizada ao município de São João da Ponta, os formadores do projeto UCA do estado do Pará foram convocandos para uma reunião na UFPA. A intenção era discutir caminhos e propostas viáveis para problemáticas identificadas no projeto. De início os formadores dos NTE's apresentaram a situação de formação e problemáticas enfrentadas nos municípios e escolas onde o projeto funciona. No caso específico de São João da Ponta, as professoras Elizabeth e Marinete expuseram as seguintes situações:

- Houve duas formações: uma técnica, ministrada pela equipe do PROINFO e uma pedagógica, ministrada pela equipe do NTE Benevides.
A formação se dá em 12 escolas municipais e uma estadual, com uma média de 85 professores.
- Considerando que todas as escolas receberam laptops, com exceção das escolas de educação infantil ( Tia Biá e 15 agosto), não há estrutura adequada para armazenar e carregar os equipamentos.
- Durante as formações houve dificuldade de carregamento dos laptops em função da pouca disponibilidade de tomadas nas salas de aula. A bateria tem um tempo de duração de, no máximo, 3 horas. As formações giram em torno de 8 horas, manhã e tarde, com 1 hora de almoço. 
- Os professores pouco conheciam ou sabiam manusear os computadores, principalmente o sistema operacional Metasys.
- Os alunos têm utilizado os computadores de forma inadequada, acessando sites inadequados e ambientes de bate-papo.
- Os alunos não tinham o hábito de utilizar o computador em seu cotidiano. 
- A presença das formadoras no município deve ser mais frequente, visto as diversas dúvidas que aparecem no curso a distância (Formação Continuada oferecida pelo E-proinfo.
Diante do exposto, discutiram-se algumas saídas:

Intensificar as formações, viabilizando, por meio da SEDUC, o deslocamento das formadoras para o município.
- Realizar reuniões, nas escolas e comunidades, com pais e responsáveis para apresentação do projeto uca e orientações sobre  o uso adequado dos laptops.
- Recolher os laptops no final do ano letivo, durante as férias, para manutenção pelos técnicos do município.
- Incentivar o estudo dos módulos propostos na formação continuada (MÓDULO I).

Feitas todas estas considerações, saímos com a missão de retornar ao município para dar continuidade às formações e conversar com os pais e responsáveis pelos alunos. O trabalho, então, continua.
Algumas momentos da reunião na universidade
FORMADORAS DO NTE BENEVIDES VISITAM SÃO JOÃO DA PONTA COM EQUIPES DA UNICAMP E UFPA

No dia 18/10/2010 o município de São João da Ponta recebeu a visita das formadoras do projeto UCA (Um Computador por Aluno), professoras Elizabeth Braga e Marinete Rocha, e a equipe da UNICAMP, professoras Elisabette Prado, Ana Maria e Nielcy. A intenção foi verificar in locu o andamento do projeto e o uso pedagógico dos laptops que já estão em poder dos alunos e professores. Tivemos a oportunidade de visitar algumas escolas, onde pudemos perceber que os equipamentos ainda têm sido utilizados de forma muito tímida. Ainda que tenham ocorrido duas formações, uma técnica e uma pedagógica, os professores têm tido receio na utilização dos computadores em sala de aula. Além disso, algumas escolas ainda não receberam os referidos equipamentos e a conexão com a internet em algumas localidades ainda não se efetivou. Durante a visita, foi percebido que os alunos, de posse dos laptops, têm utilizado suas ferramentas e, em especial a internet, de forma inadequada, havendo vários relatos de visitas a sites proibidos e saídas à noite sem horário para chegar em casa. Finalmente, percebeu-se que o armazenamento dos equipamentos é inadequado. Nas escolas não há armários e nem instalação elétrica adequada para guardar e carregar os computadores. Então os alunos os levam para casa. No entanto, não os deslocam para a escola em pastas. No caminho, pegam poeira causando problemas no funcionamento dos equipamentos. No final do dia, a equipe da UNICAMP e NTE Benevides, pensou em alguns encaminhamentos para resolução dos problemas detectados nesta visita, tema da nossa próxima postagem.

Alguns momentos da visita