Pages

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O QUE É O U.C.A?


ALUNOS ACESSANDO INTERNET NA PRAÇA

    ALGUNS MOMENTOS DA FORMAÇÃO EM S.J.P
  
 









      O Projeto UCA (Um Computadorpor Aluno) foi apresentado ao governo brasileiro em 2005 e, em 2007, foi implantado em cinco escolas de 5 estados brasileiros (São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF)como experimentos iniciais. Em 2010, 300 escolas públicas foram selecionadas em estados e municípios para receber 150.000 laptops educacionais. A meta é que cada escola receba laptops para alunos e professores, além de infra-estrutura e acesso a internet e capacitação de gestores e professores no uso da nova tecnologia.
      No bojo do projeto existe o UCA TOTAL, onde todas as escolas de seis municípios foram atendidas (Barra dos Coqueiros/SE;Caetés/PE;Santa Cecília do Pavão/PR;São João da Ponta/PA;Terenos/MS;Tiradentes/MG).
      O objetivo do projeto é socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas e promover a inclusão digital escolar com uso pedagógico das TIC. 
      O fim deste esforço é fomentar uma mudança pedagógica com atitudes inovadoras no contexto escolar, visando a melhoria da qualidade da educação. 
      Mais do que isso, a idéia do laptop nas mãos dos alunos é permitir o acesso à informação e novas formas de ensinar e aprender com o uso das tecnologias digitais. 

AUTORIA: Elizabeth Braga de Souza (Professora Formadora-S.J.P./Multiplicadora NTE-Benevides)

0 comentários:

Postar um comentário