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sexta-feira, 15 de outubro de 2010

POR QUE SÃO JOÃO DA PONTA FOI ESCOLHIDO PARA A IMPLANTAÇÃO DO UCA TOTAL?

 


        
       












Segundo o Ministério da Educação, o município que recebe o projeto deve obedece os critérios estabelecidos, a saber:
  • Cada escola deverá ter entorno de 500 (quinhentos) alunos e professores;
  • As escolas deveriam possuir, obrigatoriamente, energia elétrica para carregamento dos laptops e armários para armazenamento dos equipamentos.
  • Preferencialmente, deveriam ser pré-selecionadas escolas com proximidade a Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE - ou similares, Instituições de Educação Superior públicas ou Escolas Técnicas Federais. Pelo menos uma das escolas deverá estar localizada na capital do estado e uma na zona rural;
  • As Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais de cada uma das escolas selecionadas deverão aderir ao projeto através do envio de ofício ao MEC (Ministério da Educação) e assinatura de Termo de Adesão, no qual manifesta-se solidariamente responsável e comprometida com o projeto.
  • Para cada escola indicada, a Secretaria de Educação Estadual ou Municipal deverá enviar ao MEC um ofício, onde o(a) diretor(a) da escola, com a anuência do corpo docente, aprova a participação da escola no projeto.
         No caso de São João da Ponta, as escolas públicas, municipais e estadual, reúnem em torno de 1.223 alunos e 80 professores. São 14 escolas atendidas pelo projeto, sendo que 13 são municipais e 01 é estadual. Até agosto, a internet disponível para a escola-sede municipal era da GESAC. Com o Projeto, a SEDUC viabilizou o NAVEGAPARÁ, proporcionando o acesso gratuito à internet para todos os moradores da área urbana em locais públicos, como a praça da cidade.
          A Escola Antonia Rosa, onde ocorreram as Formações dos professores e alunos-monitores, ainda não possui infra-estrutura adequada para carregamento dos laptops e armazenamento dos equipamentos. Neste caso, a Secretaria Municipal de Educação decidiu autorizar os alunos e professores levarem os laptops para suas residências.
           Vale ressaltar que o Projeto foi implantado em boa hora, pois o IDEB do rendimento escolar no município foi muito baixo em 2009 (entre 3.3 e 4.1). A utilização dos laptops como ferramentas de aprendizagem e acesso às informações vai proporcionar maior dinamismo e aprendizagem nas escolas.

Autoria: Elizabeth Braga de Souza (Professora Formadora-S.J.P./Multiplicadora NTE-Benevides)

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